Aula magna: ministro Silvio Almeida enfatiza importância da política e dos saberes

Atividade foi organizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias, com apoio do C.A. 22 de Agosto

por Renata Nascimento | 08/08/2023
Thaís Polato/ACI PUC-SP

"A todo momento, principalmente nos tempos em que vivemos hoje, vocês serão instigados, impulsionados a achar que tudo que estamos fazendo aqui não é importante, que a universidade não é importante, que estudar não é importante. Poderemos, inclusive, sermos acusados por estudar, falarão de nossa pouca relação com o mundo real. Mas o que dá sentido à vida da gente é o que temos a propor ao mundo como mudança, é a luta coletiva, a luta política.

Quando falarem para vocês que política não importa, estudar não importa, não caiam nesta armadilha. A política é justamente aquilo que nos foi dado ou o que foi por nós construído para dar e mudar o sentido da realidade".

Silvio Almeida, Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, no Tuca

Na manhã de 7/8, com a plateia totalmente ocupada pela comunidade interna e externa à PUC-SP, o Tuca recebeu o ministro Silvio Almeida para a Aula Magna Direitos Humanos: política transversal e estruturante para reconstrução do Brasil.

A atividade integra a recepção aos novos estudantes de 2023, que tem como tema geral Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Universidade: educação, inclusão e diversidade.

A Aula Magna foi promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (ProCRC), em parceria com o Centro Acadêmico 22 de Agosto. Antes de ir ao teatro se apresentar, o ministro foi recebido no gabinete da Reitoria.

Além do ministro, a mesa diretora dos trabalhos contou com a reitora Maria Amalia Andery, a pró-reitora de Cultura e Relações Comunitárias, Mônica de Melo, e o presidente do CA 22 de Agosto, Carlos Eduardo Pereira Rodrigues (clique aqui para ver a galeria de fotos).

“Não há alegria maior que recebê-lo aqui na PUC-SP, ministro, um docente, um intelectual e um cidadão exemplar. Não deve haver, em minha opinião, Ministério mais difícil de ocupar do que este dos Direitos Humanos e Cidadania. O Brasil e uma boa parte do mundo, até bem pouco tempo, discutiam se os avós e bisavós de alguns dos que estão aqui presentes seriam humanos. Não há cidadania sem Direitos Humanos para todos, sem que todos sejam iguais naquilo que é fundamental. Por tudo isso, nossa casa tem um enorme orgulho de recebê-lo. Tenho absoluta confiança que Silvio Almeida é o melhor ministro de Direitos Humanos e Cidadania que se poderia ter”, afirmou a reitora , depois de dar as boas-vindas a todos os estudantes, docentes, funcionários e demais convidados que lotavam o Tuca – inclusive estudantes de ensino médio, do colégio São Domingos.

Já a profa. Mônica desejou um ótimo semestre a todos e agradeceu Silvio Almeida por defender a ciência e os saberes. "É com muita alegria que o recebemos aqui hoje, ministro Silvio Almeida. Recentemente assisti a um vídeo no qual o sr. traz importantes reflexões acerca do papel do intelectual, do pesquisador, dos docentes, da carreira universitária, abordando a possibilidade de contribuição da academia, dos acadêmicos e das universidades. As reflexões do ministro me trouxeram a importância de construirmos saberes que se voltem para a possibilidade de um mundo melhor. Obrigada por defender as universidades, a ciência, o afinco nos estudos e por ser um exemplo de intelectual a serviço de seu país e do povo brasileiro", afirmou a pró-reitora.

O presidente do C.A. 22 de Agosto reforçou a importância do trabalho do ministro para a dignidade dos grupos em situação de maior vulnerabilidade no país. "Sabemos que sua tarefa não é fácil, nas mãos de vossa excelência existe a confiança de pessoas indígenas, pretas, transexuais, pobres e todos os brasileiros que confiam na universalidade dos Direitos Humanos. Os direitos fundamentais ainda são alvo de constantes ameaças no Brasil, sempre é importante lembrar", afirmou Rodrigues.

Pensar políticas e entregar resultados

Silvio Almeida é professor universitário, advogado, jurista e filósofo. Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP, é professor visitante da Universidade Columbia e pesquisador da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Entre os temas que abordou na aula magna estiveram política, economia, racismo, direitos humanos e a importância de estudar e se atualizar constantemente.

Em sua apresentação, o ministro também apresentou os principais eixos do seu Ministério – comunicação, assessoria aos direitos humanos, proteção e promoção dos direitos humanos e cidadania – e ressaltou a importância dos trabalhos realizados por sua equipe em todo o país. Além disso, afirmou que, ainda neste mês de agosto, sua pasta deverá apresentar o maior plano de política pública já feito para garantir os direitos das pessoas com deficiência. O ministro também revelou que, no final de outubro, apresentará o plano nacional de políticas para as pessoas em situação de rua, ação determinada pelo Supremo Tribunal Federal. “Temos que entregar trabalho, resultados, o povo brasileiro precisa disso”, concluiu

Silvio Almeida destacou ainda a importância de abrir vagas para servidores públicos dentro do Ministério, e que isso deve ser feito em breve. “Precisamos ter um conjunto de servidores voltados para a proteção do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Vimos como foi importante ter profissionais com esse perfil quando tentaram, recentemente na história de nosso país, destruir a economia, a saúde, a política ambiental. Foi a resistência dos servidores que conseguiu manter os Ministérios de pé”, ressaltou.

Assista à integra da Aula Magna a seguir. Abaixo do vídeo, veja a galeria de fotos.