A cada quatro anos a PUC-SP escolhe seu(ua) reitor(a)

Processo acontece em duas fases

por Redação | 10/08/2020

De quatro em quatro anos a PUC-SP escolhe o(a) reitor(a) e vice-reitor(a) para conduzir a universidade nos quatro anos seguintes.

Essa escolha acontece em duas fases. Na primeira, a comunidade universitária é consultada e, de maneira paritária (em eleição proporcional), estudantes, professores e funcionários fazem sua escolha, e o Conselho Universitário (CONSUN) elabora uma lista tríplice, que será submetida ao Grão-Chanceler da universidade, o Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

A escolha na lista tríplice, pelo Grão-Chanceler, corresponde à segunda fase do processo e define a chapa que terá, respectivamente, Reitor(a) e Vice-reitor(a) da PUC-SP para uma nova gestão acadêmica e acadêmico-administrativa.

2020 é ano de escolha!

Esse processo nem de longe é mera formalidade, ao contrário, é uma conquista histórica da maior importância. A PUC-SP foi a primeira universidade brasileira a eleger diretamente seus gestores e representantes acadêmicos, como uma das formas de exercer plenamente suas finalidades sociais: formação profissional qualificada (ensino), produção de conhecimentos (pesquisa), serviços e educação continuada (extensão) capazes de colaborar com o desenvolvimento local, regional e nacional, bem como com a solução de problemas da sociedade nos mais variados planos.

A Constituição Federal de 1988, não por acaso, estabelece a autonomia universitária como base necessária ao cumprimento da missão social das universidades brasileiras, e o faz buscando assegurar, entre outras coisas, a necessária liberdade de pensamento e de cátedra, que se efetuam plenamente apenas quando o ambiente universitário é autônomo e contempla o pluralismo científico e cultural e a diversidade social.

Escolher os gestores e representantes acadêmicos é um dos importantes meios para afirmar a pluralidade, a liberdade e a diversidade na condição de valores fundantes da excelência acadêmica e da gestão universitária.

Os compromissos éticos, políticos e sociais, a escolha de seus representantes acadêmicos e as práticas acadêmicas no ensino, na pesquisa e na extensão constroem a tradição democrática da PUC-SP, e a tornam uma universidade única e muito singular. Sua reconhecida qualidade e a potência de sua presença na sociedade, certamente, dependem dessas características.

Essas são algumas das razões pelas quais participar ativamente da escolha do Reitor(a) e Vice-Reitor(a) é, ao mesmo tempo, um trabalho de qualificação acadêmica e de cidadania, pessoal e institucional. Além disso, é uma colaboração relevante ao processo contínuo de desenvolvimento da PUC-SP.

Este ano a PUC-SP viverá uma situação inédita. Pela primeira vez, o processo de escolha do(a) Reitor(a) e Vice-Reitor(a) será totalmente digital. A campanha online acontecerá no período de 14 a 26/8/2020 e a votação online em 27 e 28/8/2020. Informe-se sobre como votar, conheça os candidatos, discuta as propostas acadêmicas e de gestão da universidade, aponte necessidades de aprimoramento e chame seus pares para participar também!

O envolvimento de cada um e de todos os estudantes, professores e funcionários constrói a PUC-SP.