Educação e Currículo: Experiência italiana com reciclagem é tema de palestra no programa
Descarte industrial é utilizado como material pedagógico
Na tarde de terça-feira (24/9), a profa. Neide de Aquino Noffs (Educação) em parceria com sua orientanda no doutorado Valéria Gonçales Andreetto, receberam Carlotta Ferrozzi e Alessandro Saturno, membros do ReMida Bologna d’Acqua, para realizarem palestra para os alunos do programa de doutorado Educação e Currículo.
O ReMida é um centro de reutilização criativa de materiais descartados por empresas, administrado e organizado pela Associação Funamboli na Itália, com a contribuição de Geovest (empresa de recolhimento de lixo) e promovido pela prefeitura de Calderara di Reno.
A ideia central da entidade é modificar e transformar a matéria por meio da criatividade, entendida como parte fundamental da aprendizagem. "Tivemos a honra de proporcionar aos alunos do programa de Educação e Currículo uma palestra com convidados que nos trouxeram uma pesquisa sobre materiais de descarte industrial, que nascem com uma conotação de uso específico, mas que podem se prestar a outras funções, favorecendo assim a imaginação e o pensamento divergente", observa a profa. Neide Noffs.
O ReMida atende crianças a partir dos 6 meses de vida até a universidade. Promove cursos de formação, atualização, consultorias e encontros dirigidos a professores, educadores e profissionais de diversas áreas educacionais.
Carlotta Ferrozzi
É fundadora e coordenadora pedagógica da Associação Funamboli, que administra o Centro Remida Bolonha - “Terras da Água”, espaço que acolhe materiais de reúso e descartados pelas empresas.
Alejandro Saturno
É atelierista, colaborador do ReMida Bologna desde 2018, especialista nas linguagens gráfico-pictóricas e plásticas. Assessora e conduz vários workshops para escolas de infância e de ensino fundamental e realiza formações para professores. Dedica especial atenção à pesquisa sonora sobre materiais de descarte, aos aspectos gestuais e corporais na interação com os materiais, às possibilidades composicionais, à educação para a escuta e ao diálogo em grupo através da improvisação musical.