Escola de Verão 2024: matrículas abertas para curso de Economia Solidária e Cooperativismo

por Redação | 18/12/2022

Texto elaborado pelo prof. Pedro Aguerre, assistente especializado da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias e professor do curso.

“A Economia Solidária não deve ser doutrinada às pessoas, mas dialogada com elas como oportunidade de ressignificarem suas vidas”. (Paul Singer, no Encontro do Projeto Mulheres 1000, 21/09/2011, Brasília/DF)

“No Brasil, ser individualista é ser normal. Não ser individualista e ser solidário é a contra-cultura que estamos construindo”. (Paul Singer, no Encontro do Projeto Mulheres 1000, 21/09/2011, Brasília/DF)

A edição 2024 dos Cursos de Verão da PUC-SP acontecerá, de forma presencial, ao longo da semana que se inicia no próximo dia 29/1 e oferecerá cerca de 23 cursos de extensão. A iniciativa, desenvolvida pela Pró-Reitoria de Educação Continuada inclui ainda a oferta de passeios culturais e visitas programadas para os participantes.

O curso “Economia Solidária e Cooperativismo: Uma Abordagem Emancipatória”, coordenado pelos profºs Pedro Aguerre e Arnoldo de Hoyos (FEA), está inserido no contexto do projeto de pesquisa “Economia Solidária e Cooperativismo” e  promove  atividades de ensino, pesquisa e extensão, além da produção de uma publicação – aprovada no último edital do PIPEQ –, que terá o mesmo título do curso. O projeto inclui também o curso de “Extensão Cooperativas e Cooperativismo”, de 24 horas, on line, oferecido semestralmente. Mais notícias podem ser encontradas no site da Cátedra Ignacy Sachs, coordenada pelo professor Arnoldo Hoyos, clicando aqui.

O curso introduz aos princípios e valores da economia social e solidária e do cooperativismo, além de buscar ampliar conhecimentos dos participantes em relação às atividades solidárias e cooperativas no Brasil, apresentando experiências e ferramentas para a criação de empreendimentos solidários. Sua proposta pedagógica foi construída junto a uma rede de parceiros, destacando-se o Instituto Paul Singer, o Instituto Redes, e a organização social Mundukide, ligada às Cooperativas Mondragón, que atua no fomento ao cooperativismo no Brasil, em especial junto a empreendimentos cooperativos vinculados ao Movimento dos trabalhadores Sem Terra (MST).

A presente edição, que terá a presença do professor Ladislau Dowbor na aula inaugural, irá aprofundar a ideia de integração campo-cidade a partir da lógica de desenvolvimento solidário e sustentável, enfatizando perspectivas contemporâneas do cooperativismo, em especial a articulação entre economia solidária, agroecologia e educação transformadora.

Na primeira edição, o curso contou com participantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), oriundos do convênio assinado neste ano entre a PUC-SP e a Escola Nacional Florestan Fernandes.

Clique aqui para mais informações.

Veja também: https://j.pucsp.br/noticia/alunos-destacam-experiencia-de-participar-da-...