Evento reúne cursos de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Pedagogia

O objetivo é promover a integração na atuação junto às pessoas com deficiência

por Cláudio Oliveira | 20/09/2023
Cláudio Oliveira

Com objetivo de promover a integração de conhecimentos em áreas da saúde e educação para a atuação junto às pessoas com deficiência, a Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (FACHS), realizou em 20/9, um encontro entre os cursos de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Pedagogia, no auditório 239, campus Monte Alegre.

Participaram do evento docentes, discentes, pessoas com deficiência e público interessado. Ao longo de toda manhã foram abordados temas como inclusão, comunicação alternativa, aprendizagem motora, dentre outros assuntos acerca do atendimento especializado à pessoas com deficiências.

A prof. Léslie Piccolotto Ferreira (Fonoaudiologia), uma das organizadoras do encontro, falou sobre a importância da integração das áreas do conhecimento envolvidas. “Estamos aqui em um evento de integração entre cursos (Pedagogia, Fisioterapia e Pedagogia) da PUC-SP, que estão juntos para conversar, discutir questões relacionadas ao atendimento à pessoa com deficiência. O objetivo é que nossos alunos possam sair formados para ouvir aqueles que têm algum problema, alguma deficiência, seja de aprendizado ou na parte da saúde, enfim, saúde e educação de mãos dadas. Tudo voltado à formação de nossos alunos”, relata a docente.

Um dos pontos de destaque do evento foi a apresentação da Associação Nosso Sonho de Habilitação e Reabilitação de Pessoas com Deficiência (ANS), entidade não-governamental cuja atribuição principal é incluir pessoas com paralisia cerebral no mercado de trabalho. Helena Maranhão, integrante e revisora das publicações produzidas pela ANS, falou ao JPUC sobre inclusão. “Acho que inclusão começa com a própria pessoa, se ela não quiser ser incluída, não será. Porém, para a maioria é algo muito difícil obter informações, acessar projetos inclusivos e estar pressente nos lugares. Costumo dizer que inclusão nunca se esgota, é uma luta diária”, declara a jovem que participou da palestra Inclusão, dores e amores, ministrada por membros da ANS.