PUC-SP recebe Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da região Sudeste

Abertura teve a participação dos profs. Mercedes Bustamante (CAPES), Robério Rodrigues da Silva (FOPROP), Luís Antonio Mota (FOPROP Sudeste) e Márcio Alves da Fonseca (PUC-SP)

por Renata Nascimento | 20/09/2023
Thaís Polato Thaís Polato/ACI PUC-SP

A PUC-SP foi sede, neste dia 20/9, da reunião anual da Regional Sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Universidades Brasileiras (FOPROP). A atividade aconteceu no Auditório Paulo Freire (andar superior do Tuca).

O encontro reuniu pró-reitores de Pesquisa e de Pós-Graduação associados ao FOPROP e teve como tema principal Ciência e Pós-Graduação como agentes transformadores da Sociedade.

A abertura do evento teve a participação (online) da presidenta da CAPES, profa. Mercedes Bustamante; do presidente do FOPROP, prof. Robério Rodrigues da Silva, do coordenador do FOPROP Sudeste, prof. Luís Antonio Mota e do prof. Márcio Alves da Fonseca, pró-reitor de Pós-Graduação da PUC-SP. Entre outros participantes, ao longo do dia de atividades, também estiveram o diretor de Programas e Bolsas no País (CAPES), prof. Laerte Guimarães Ferreira Junior, e a coordenadora geral de Programas Institucionais e Bolsas Internacionais (CAPES), Vanessa Fernanda de Araújo Vargas.

No decorrer do evento, os pró-reitores abordaram as políticas de pós-graduação para a região Sudeste e a preparação para o Encontro Nacional do FOPROP, que acontecerá no final de outubro, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Destaques da mesa de abertura

Prof. Márcio Alves da Fonseca, pró-reitor de Pós-Graduação da PUC-SP

“É uma enorme satisfação recebê-los, pró-reitores e pró-reitoras das universidades da nossa região Sudeste. Esse encontro será fundamental para a discussão das políticas da pós-graduação nacional e regional. Trata-se de uma discussão necessária e importante, justamente nesse momento crucial, em que se discute e se constrói um novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), assim como se implementa um processo de expansão e interiorização do sistema nacional de pós-graduação. Nesse contexto, certamente caberá à pós-graduação da região Sudeste pensar nas formas já conhecidas e outras que deverão ser desenvolvidas e implantadas de interação e colaboração com o sistema nacional”.

Profa. Mercedes Bustamante, presidenta da CAPES

“Os reitores e pró-reitores são parceiros de primeira linha da CAPES que, efetivamente, conta com isso para a construção de políticas públicas de fomento à pós-graduação, principalmente no atual momento, de retomada de diálogo e de construção do novo PNPG.

Terminadas as consultas da CAPES em todos os Estados do país, devemos colocar o PNPG para consulta pública, no início de outubro."

Prof. Robério Rodrigues, presidente do FOPROP

“Na região Sudeste está concentrado o maior contingente de programas de Pós-Graduação, são quase dois mil. É uma área onde a pós-graduação é pujante, mas não por isso deixa de ser, em determinados lugares, assimétrica. A redução de assimetrias sempre foi e sempre será um dos temas centrais do FOPROP, porque nós defendemos um sistema nacional de pós-graduação que é único, mas que precisa ser minimamente homogêneo em relação à qualidade de formação que oferecemos aos alunos.

Precisam ser criadas novas políticas de diversidade que olhem para a pós-graduação, para que ela possa atender melhor nossa sociedade. Não tenho dúvidas que, junto com o SUS, uma das políticas públicas que mais deu certo nesse país foi o Programa Nacional de Pós-Graduação”.

Prof. Luís Antonio Mota, coordenador do FOPROP Sudeste

“A questão do PNPG tem sido abordada em várias frentes. Ontem, por exemplo, houve uma oficina na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) sobre essa questão. Considero muito interessante a passagem da comissão por todos os Estados, para reunir informações sobre cada localidade e suas principais dificuldades e características. Gostaria de agradecer a todos pela viabilidade desses eventos tão importantes”.