Graduação em Direito: formação além da sala de aula
Estudantes organizam e participam de eventos nacionais e internacionais; em 2023, promoveram a vinda da ministra do STF Cármen Lucia à PUC-SP
Profissionais competentes, humanistas e capazes de atuar em suas áreas com senso crítico apurado e desejo de diminuir as desigualdades do país e do mundo. Esta característica perpassa todos os cursos da PUC-SP, desde a graduação até os estudos pós-graduados e de extensão universitária. Para que isso seja possível, no entanto, uma questão está sempre presente: a formação tem que ir além da sala de aula. E, indo além, tem que contar com a participação ativa dos estudantes da Universidade.
A graduação em Direito da PUC-SP é uma das mais reconhecidas do país. Manteve a nota máxima de cinco estrelas no último ranking do Guia da Faculdade (Estadão e Quero Educação), divulgado agora em outubro de 2023. Além disso, tem altos índices de aprovação no exame da OAB e, segundo os Anuários Análise Advocacia, forma a maioria dos advogados mais admirados do Brasil e profissionais entre os mais admirados da área jurídica.
Este ano, os estudantes da PUC-SP, em parceria com a Reitoria, a Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias e a Faculdade de Direito, organizaram uma série de eventos, palestras, aulas abertas, simpósios nacionais e internacionais e participaram de feiras de carreira, voltadas à inserção profissional.
Merecem destaque, principalmente, duas atividades que lotaram o Tuca e trouxeram à Universidade nada menos do que os ministros Cármen Lucia (STF), uma iniciativa dos alunos, e Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania), convidado pela PróCRC. “Ouvir figuras que tem a missão de vida de proteger a nossa Constituição é, além de inspirador, importante para nos deixar alertas para a nossa obrigação de defender a democracia e o povo brasileiro. Acreditamos que foi essa mensagem que ficou nas mentes e corações dos estudantes”, afirma Izabella Maris Batista Ribas, aluna do Direito e ex-presidenta do C.A. 22 de Agosto.
O JPUC ouviu diversos estudantes e professores sobre a importância, para a formação profissional, de participar e organizar de eventos na Universidade. Leia a seguir:
Giovanna Mello Catelan, estudante do décimo semestre de Direito
No ano de 2023, com a reeleição para representação discente dos alunos da Faculdade de Direito, a Gestão Alvorecer promoveu dois eventos belíssimos em nome da resistência contra a violação perene aos Direitos Humanos e a grandiosidade de nossa Constituição Cidadã de 1988. O objetivo dos eventos protagonizados pela ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia e o ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida foi provocar os alunos a desenvolver um pensamento crítico sobre as condições nacionais e potenciais soluções às constantes violações à dignidade humana.
Promovemos a interação entre alunos e grandes juristas, possibilitando o aprendizado para além da sala de aula. Eventos assim são extremamente importantes na formação dos alunos, tanto no aspecto profissional quanto no aspecto pessoal. Além disso, foram essenciais para nos provocar a refletir sobre o status quo de nosso país e compreender o papel essencial das políticas públicas de educação, saúde e moradia, entre outras. Para mim, foram especialmente especiais, pois fiz parte da organização de ambos e fui cerimonialista do evento que teve a palestra da ministra Cármen Lúcia.
Profa. Gabriela Araújo, Fac. de Direito
A PUC-SP vem proporcionando às alunas e aos alunos um diálogo constante com a sociedade civil e com os poderes instituídos, por meio de palestras, seminários, mesas de debate, aulas externas e visitas guiadas. Esse é um grande diferencial para a formação acadêmica e humanista dos futuros profissionais que poderão transformar a realidade de nosso país. As aulas magnas proferidas pela ministra Carmen Lúcia, representando a mais alta Corte deste país, e pelo ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, representando o Poder Executivo, que lotaram o Tuca neste ano, são exemplos da qualidade do diálogo promovido pela nossa universidade.
Prof. Pedro Aguerre, assistente especializado da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (co-organizadora dos eventos)
A universidade é um espaço privilegiado do debate público na sociedade. Marcada pela pluralidade de ideias, compromisso ético e defesa intransigente da democracia e dos valores republicanos, a formação do estudante passa pelas dimensões de ensino, pesquisa e extensão mas vai além. Um exemplo é a participação dos estudantes em eventos acadêmicos institucionais, como a Recepção de Novos Estudantes. Neste ano, as Aulas Magnas da ministra Cármen Lucia, do STF, e do ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Sílvio Almeida, lotaram o Tuca e propiciaram debates de relevantes temas contemporâneos. Ao propor e organizar eventos acadêmicos, por meio de suas entidades representativas, ou se envolver na realização de eventos institucionais a formação dos estudantes ganha uma dimensão ainda maior, estimulando o posicionamento crítico perante os temas importantes da vida brasileira.
Izabella Maris Batista Ribas, aluna da Direito e ex-presidenta do C.A. 22 de Agosto
Como gestão do Centro Acadêmico 22 de Agosto, sempre tivemos a preocupação com a formação dos estudantes para além das salas de aula. No início do ano pensamos: por que não convidar um ministro do Supremo Tribunal Federal? Afinal, a PUC-SP sempre recebeu grandes nomes em nossa casa. Felizmente, a ministra Cármen Lúcia aceitou nosso convite e deu uma aula magnífica para os ingressantes do primeiro semestre de 2022.
Para os estudantes, principalmente aqueles que acabam de chegar na faculdade, assistir à aula de uma ministra, mulher, e profundamente preocupada com as questões do Brasil é de grande valor. Ouvir figuras que tem a missão de vida de proteger a nossa Constituição de 1988 é, além de inspirador, importante para nos deixar alerta para nossa obrigação democrática de defender a Constituição e o povo brasileiro. Acreditamos que foi essa mensagem que ficou nas mentes e corações dos estudantes naquele dia.
Carlos Rodrigues, estudante e atual presidente do C.A. 22 de Agosto
Os eventos organizados pelo Centro Acadêmico buscam aperfeiçoar a formação do estudante de Direito da PUC-SP, de modo que atendemos demandas dos estudantes por nomes que nem sempre compõe nosso quadro docente e podem oferecer muito para os alunos. Nesse ano organizamos inúmeras palestras, aulas abertas e o 1° Simpósio de Teoria do Direito, com a presença de professores de fora do Brasil e grandes doutrinadores brasileiros. Além disso, quero dar destaque à feira de carreiras, evento tradicional que traz os maiores escritórios do país para oferecer vagas de estágio aos alunos.
Sobre o evento com o ministro Silvio Almeida, tive a honra de compor a mesa com ele, além de conversar pessoalmente antes do evento. A sensação de receber um Ministro de Estado em nossa faculdade é indescritível, principalmente quando estamos na organização do evento. A palestra estava lotada de alunos e visitantes. Certamente a presença de uma autoridade com tamanha importância destaca a PUC-SP como berço da formação de juristas que irão influenciar os tribunais e a política do país.
Profa. Patrícia Pizzol, vice-coordenadora do curso de Direito
A Faculdade de Direito da PUC-SP é muito tradicional e renomada. Recebe estudantes não só de São Paulo, capital e interior, mas também de vários outros estados do Brasil. Conta com corpo docente extremamente qualificado, com professores que são mestres, doutores, livres docentes e pós-doutores, muitos deles com pesquisa também em universidades estrangeiras. A maior parte dos professores da PUC-SP tem título de Doutor, ministrando aulas não só na Graduação, mas também nos cursos de especialização, mestrado e doutorado da própria PUC-SP e de outras instituições. Além da formação acadêmica, os professores têm atuação profissional em escritórios de advocacia e em carreiras jurídicas, como a Magistratura, o Ministério Público, a Defensoria Pública, as Advocacias Públicas.
A Faculdade de Direito promove diversos eventos com professores brasileiros e estrangeiros de outras instituições e também com autoridades, como Ministros de Estado e Ministros do STF e do STJ. Além disso, oferece aos alunos oportunidades muito valiosas para o seu crescimento pessoal e profissional, como o intercâmbio com instituições de ensino estrangeiras, a participação em competições nacionais e internacionais e em grupos de pesquisa sobre temas da atualidade, a monitoria e a pesquisa de iniciação científica.
A PUC-SP encanta os alunos por ser um ambiente onde o conhecimento é transmitido com profundidade, rigor científico e responsabilidade social. O curso de Direito oferece ao aluno formação acadêmica, experiência para a resolução de problemas e espírito crítico para que ele possa ser instrumento de transformação da sociedade.
Processo Seletivo 2024
O curso de Direito da PUC-SP está com inscrições abertas até o dia 14/11/23 para o processo seletivo. Clique aqui e saiba mais.