Livro sobre Aurora Cursino é tema do ‘Histórias Reais’

Para historiadora Silvana Jeha, ex-interna do Juquery fez na arte um testemunho raro

por Redação | 22/06/2022

O Histórias Reais de 22/6 recebe a historiadora Silvana Jeha, coautora de Aurora: memórias e delírios de uma mulher de vida (editora Veneta), escrito em parceria com o psiquiatra e psicanalista Joel Birman. O livro resgata a vida e a obra da pintora Aurora Cursina dos Santos, personagem ainda pouco conhecida, que trabalhou como prostituta e passou 15 anos internada no Hospital Psiquiátrico do Juquery, onde morreu em 1959, aos 63 anos. Neste período, Aurora participou ativamente das oficinas de pintura do hospital e produziu mais de 200 quadros que, na visão de Jeha, importam não apenas para a história da arte, mas para a história das mulheres na sociedade brasileira.

“Os quadros dela são notadamente autobiográficos”, disse Jeha no programa, acrescentando que, além de pintar, Aurora escrevia na superfície das telas. Tais registros – “uma escrita de si, em 1950, sobre uma vida malvista, dentro de um hospício” – representam, para a autora, um testemunho raro para a história social brasileira, prejudicada pela escassez de depoimentos pessoais de pessoas marginalizadas, em grande medida devido aos altos índices de analfabetismo que prevaleceram até meados do século passado. “Arte também é documento”, frisou Jeha, que chegou à obra de Aurora a partir de um artigo publicado na década de 1950 pela escritora Patrícia Galvão, a Pagu.

Histórias Reais é um programa de entrevistas produzido pela TV PUC e conduzido por Diogo de Hollanda e Fabio Cypriano, jornalistas e professores do curso de Jornalismo da PUC-SP.

O programa recebe semanalmente autoras e autores de relatos de não ficção – reportagens, memórias, biografias etc. –, geralmente publicados em livros, mas também em podcasts e outros formatos. Com duração de 28 minutos, as entrevistas abordam diferentes aspectos do processo de produção, como a escolha do tema, a elaboração do texto e os desafios da apuração.

O programa é exibido toda quarta-feira, às 19h30, no Canal Universitário, com reprises às quintas (10h30 e 23h30), domingos (14h30), segundas (14h) e terças-feiras (10h30). Todas as edições estão disponíveis na plataforma de streaming da PUC-SP, PUC Play.