PUC-SP na Mídia: Itamaraty está se preparando para ano cheio
Participação do prof. Rodrigo Amaral (Relações Internacionais)
Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação é uma unidade mantida pela Fundação São Paulo e vinculada academicamente à PUC-SP
Sueli, a nova integrante da Turma da Mônica foi tema de reportagem no último domingo, 30/4, no Fantástico. A personagem chega ao bairro do Limoeiro na primeira semana de maio, e promove o uso de libras - a língua brasileira de sinais - entre as crianças.
A parceria entre os estúdios da Mauricio de Sousa Produções e a Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação foi citada duranrte a matéria.
Tiago Codogno Bezerra, funcionário da Derdic, e sua filha Victoria, também foram entrevistados na reportagem. Bezerra e a filha são surdos e ele foi um dos responsáveis pelo projeto de criação da Sueli, primeira personagem surda da Turma da Mônica.
Clique aqui e confira a reportagem do Fantástico.
A equipe do desenhista entrou em contato com a Derdic em 2018 para corroborar com a criação da personagem, que representa os mais de 2 milhões de brasileiros surdos. Sueli promete abordar aspectos e temas comuns à comunidade surda em suas histórias.
Em maio de 2022, a o J.PUC noticiou a parceria entre as duas instituições para a criação da personagem. Clique aqui e confira a reportagem.
A Derdic atua na educação de surdos e no atendimento clínico a pessoas com alterações de audição, voz e linguagem. Sem fins lucrativos, o trabalho institucional prioriza famílias economicamente desfavorecidas e beneficia pessoas de todas as faixas etárias.