Recanto dos Humildes: setor apresenta resultados das atividades desenvolvidas na região

Projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais da PUC-SP utilizou verba do PIPEXT

por Bete Andrade | 15/09/2023
Acervo pessoal

A Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais da PUC-SP realiza, no próximo dia 16/9, às 10h, o encontro Recanto dos Humildes e políticas públicas: saúde, educação, cultura, assistência social – apresentação de resultados. Trata-se da segunda reunião promovida pelo setor para apresentação dos resultados das atividades desenvolvidas na região.

No primeiro encontro, realizado em 20/5, que contou com a participação das profas. Silvia Borelli (Ciências Sociais), Mônica de Carvalho (Ciências Sociais), Mariana Jansen (FEA), do prof. Pedro Aguerre (assessor da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias) e da doutoranda Maria Claudia Sant’Ana de Paiva, ocorreu a apresentação dos resultados da pesquisa Recanto dos Humildes (Perus. São Paulo. SP. Brasil): caracterização de condições de vida, vulnerabilidades e fortalecimento de vínculos entre a PUC-SP e o território. "Apresentamos alguns resultados, agora vamos mostrar o relatório final, uma prestação de contas para o Plano de Incentivo à Pesquisa e Extensão (PIPEXT / PUC-SP)", explica a profa. Silvia, que está à frente da Coordenadoria.

O projeto no conjunto habitacional Recanto dos Humildes teve início em 2021, durante a pandemia, quando a Pró-CRC e o Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns realizaram a entrega de cestas básicas na comunidade. Desde então, representantes da Universidade participaram de diversas ações no bairro, localizado na zona oeste de São Paulo.

"Contamos com o apoio de algumas líderanças no bairro, pois esse é um território bastante difícil de entrar. Foram realizadas ações mais pontuais e que dependeram da agenda das pessoas, pois é uma região marcada também pela informalidade. Mesmo no final de semana, muitas pessoas estão trabalhando, então tivemos que nos adaptar à realidade delas. No futuro, a ideia é trazer essa comunidade para dentro da Universidade, por meio da realização de alguma atividade em algum dos campi", afirma Maria Claudia.

A coordenadoria

Desenvolver projetos no campo da formulação, gestão e implementação de políticas públicas e programas sociais, por meio de pesquisas, assessorias, consultorias, seminários e oficinas de capacitação destinados a organizações públicas e privadas é a tarefa da Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais. Liderada pela profa. Silvia Borelli (Ciências Sociais), a equipe conta ainda com os pesquisadores Maria Claudia Sant’Ana de Paiva e Vergilio Alfredo dos Santos e, na parte administrativa, com as funcionárias Fátima Tramutola e Luciana de Almeida. Saiba mais sobre a coordenadoria, clicando aqui.

Pipext

O Plano de Incentivo a Projeto de Extensão (Pipext), que apoia atividades docentes desenvolvidas junto e/ou direcionados à comunidade externa, integra uma das linhas de fomento ofecidas pela Universidade por meio da Assessoria de Pesquisa. Ele é um desdobramento do Plano de Incentivo à Pesquisa (PIPEq), iniciativa pioneira na PUC-SP que confere suporte para o desenvolvimento de pesquisas científicas com alta qualidade acadêmica em diferentes linhas de fomento. Para saber mais sobre as linhas de fomento, clique aqui.