A PUC-SP externa a toda a comunidade sua preocupação com ocorrências, no entorno do campus Monte Alegre, que afetam a segurança da comunidade universitária e declara solidariedade às vítimas, ressaltando que a universidade está ciente e não se omitirá. A violência urbana é uma questão complexa e as ações no sentido de prevenir e mitigar esse tipo de fenômeno social requerem medidas interinstitucionais e interdisciplinares de competência de órgãos diversos.
A missão precípua da Universidade é educativa e de zelar constantemente por um ambiente de convivência comunitária livre de violência, seguro e respeitoso interna e externamente. Por outro lado, nos últimos anos, há um aumento da desigualdade e da vulnerabilidade social, em parte advindo da carência de políticas públicas para mitigar ou superar desigualdades e vulnerabilidades sociais em tempos de crise social e econômica. Essa ausência reflete-se, por exemplo, nos índices de violência urbana.
Dito isso, a PUC-SP comunica as medidas que já estão sendo adotadas, sem prejuízo de outras que possam surgir e sejam acolhidas pela Instituição:
⁃ Escuta e acolhimento de vítimas pelo Setor Comunitário (PAC) para orientação dos membros da universidade e também para identificação de pessoas estranhas à universidade que, eventualmente, nela possam ingressar, adotando as medidas cabíveis;
⁃ Alerta à Direção de campus para atuação conjunta com os agentes de área no interior da Universidade;
⁃ Comunicação aos órgãos de segurança responsáveis para que aumentem o patrulhamento preventivo nas proximidades da universidade;
⁃ Diálogo com instituições de ensino próximas, igualmente preocupadas, para adoção de medidas conjuntas;
⁃ Busca ativa dos jovens que tem permanecido no entorno da PUC-SP para estabelecer com eles, se possível, uma atuação sócio-pedagógica, em adequação à legislação protetiva da infância e juventude, buscando prevenir ocorrências futuras e proteger os estudantes e a comunidade;
⁃ Realização de reunião geral sobre "segurança na PUC-SP e na comunidade" no dia 24/3, das 17h30 às 19h, online https://us06web.zoom.us/j/81954811082, para a qual estão convidadas(os) estudantes, docentes, funcionárias(os) e comunidade do entorno para debater o problema, colher sugestões e realizar encaminhamentos.
Quanto à ocorrências internas, a Universidade informa que, até o momento, não foi comunicada oficialmente por eventual(is) vítima(s). O canal adequado para registro e denúncia é a Ouvidoria, cujo link é www.pucsp.br/ouvidoria. É importante que a comunidade fique atenta, cheque e não divulgue informações falsas que circulam em grupos e páginas de redes sociais.
Contamos com a participação de todas e todos!
Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP
|