Último debate da chapa “PUC-SP somos todos” tem expressiva participação da comunidade

Votação online acontece até 20h de sexta-feira (28/8)

por Redação | 27/08/2020

O segundo e último encontro online da chapa “PUC-SP somos todos” com a comunidade universitária aconteceu na noite desta quarta-feira (26/8). No evento, organizado pela Comissão Central Organizadora (CCO), a profa. Maria Amalia Andery, que concorre à reeleição para reitora, e o prof. Pedro Paulo Manus, diretor da Faculdade de Direito, que concorre ao cargo de vice-reitor, conversaram com um público significativo, de cerca de 300 pessoas, entre professores, estudantes e funcionários, por uma hora e meia na plataforma Zoom.

Foi mais uma oportunidade de conhecer detalhes da proposta de trabalho dos candidatos, que pleiteiam estar à frente da gestão da Universidade no quadriênio 2020-2024. O prof. Paulo Brancher, presidente da CCO, abriu o evento e destacou a novidade no processo de consulta: “Estamos em um momento histórico, de um processo de votação inédito na PUC-SP para a reitoria em ambiente digital, com votação à distância”. Clique aqui para saber como votar

Foram 13 dias de campanha com reuniões digitais com os vários seguimentos da comunidade. A primeira ação da chapa foi conceder entrevista ao J.Puc comentando os principais assuntos do plano de trabalho. Acesse aqui para ler.

 

Pandemia

A profa. Amalia começou respondendo às perguntas e o tema de abertura foi a rápida adaptação que a Instituição teve diante da pandemia provocada pela Covid-19. Ela destacou que a Universidade já vinha fazendo um esforço desde quando assumiu a Reitoria para atualizar o conteúdo dos cursos de Graduação, Educação Continuada e programas de Pós-Graduação. Foi criada uma estrutura, com apoio de um grupo de trabalho ligado à Reitoria. Um dos objetivos era explorar melhor as metodologias de ensino e os resultados começaram a surgir. Com o início da quarentena, essas ações permitiram uma rápida resposta da gestão. “A verdade é que a Universidade estava pronta e a resposta foi eficaz, com muita qualidade. A nossa questão agora é cuidar da volta ao ensino presencial, com segurança e seguindo todas as determinações sanitárias e dos órgãos de saúde. A Universidade é uma experiência de vida e isso não pode ser substituído pelo novo digital. Mas, temos que aprender com essa experiência e que alguma flexibilização, entre o remoto e o presencial, é importante. Em algumas situações é desejável, respeitando as especificidades de cada unidade”.

O Prof. Pedro Paulo também destacou o desempenho da PUC-SP durante a pandemia. Para ele o primeiro semestre foi incomparável e invejável. A Universidade conseguiu se erguer rapidamente e manter as aulas com qualidade como no ensino presencial. “Graças à maestria da Reitoria e à colaboração e o esforço de docentes, estudantes e funcionários conseguimos terminar o primeiro semestre no tempo adequado. E assim faremos com o segundo semestre. Vamos terminar 2020 nesse ano mesmo, com todo conteúdo obrigatório que temos de passar para os estudantes”.

O prof. Pedro Paulo ainda destacou a postura da Fundação São Paulo em relação à legislação de exceção trabalhista que está vigente. Com as demissões em massa em universidades privadas, na PUC-SP não houve nenhuma dispensa de docente ou funcionário administrativo e nem redução de salário. “A Fundasp dá uma demonstração eloquente de reconhecimento do trabalho que fizemos”. 

Funcionários Administrativos

A profa. Amalia garantiu que as reuniões com os funcionários vão continuar na próxima gestão. Poderão ser encontros com grupos menores do que os que ocorreram nos últimos quatro anos. Os encontros formais e amplos com a categoria foram importantes e ajudaram a Reitoria a manter um contato mais próximo com o corpo administrativo. “Temos um compromisso de discutir muito rapidamente e seriamente a questão da construção de uma carreira e uma reorganização administrativa da Universidade”.

Pesquisa

A PUC-SP vai continuar com os programas de incentivo à pesquisa como PIPEQ, PIPAD e PIPEXT. Segundo a profa. Amalia, esses programas ainda têm muito a crescer em termos de recursos financeiros e nenhum deles foi suspenso durante a pandemia. Todos os editais que estavam em curso nesse período foram avaliados e os projetos estão em execução. “Não houve nenhuma redução de recurso à pesquisa na Graduação, que aparecem no programa de Iniciação Científica. A PUC-SP manteve sua cota no CNPq em 2020. Não houve a redução de uma só bolsa de IC na nossa Universidade neste ano”. 

Estudantes

No período de campanha a chapa “PUC-SP somo todos” se reuniu com vários discentes, com representantes de Centros Acadêmicos e de Coletivos. A profa. Amalia falou da importância do contato com os jovens: “O estudante é a alma da Universidade. É muito bom conversar com eles. São jovens que têm um futuro e nós temos responsabilidade na criação desse futuro. Sempre eles acabam dando uma lição na gente. Os alunos impulsionam e melhoram as nossas crenças, sensibilizam a nossa experiência. Fico muito grata dessa relação que a Reitoria e essa chapa criaram com os estudantes”.

Vários temas importantes no dia-a-dia da universidade foram abordados na conversa, entre eles: Internacionalização dos Programas de Pós-Graduação, bolsas emergenciais na Pós-Graduação, melhorias na infraestrutura dos campi e aquisição de equipamentos, relacionamento com ex-alunos, lista tríplice, aposentadoria docente e empréstimo de computadores à estudantes bolsistas durante a pandemia. 

Agradecimento

O prof. Pedro Paulo Manus terminou o debate fazendo um agradecimento aos presentes, aos membros da CCO (na foto à esq., seu presidente Brancher) e a toda a comunidade: “Tive uma experiência formidável. Foram 13 dias de campanha que eu fiz um curso intensivo de PUC-SP. Eu estou achando que vou dar certo como vice-reitor. Estou muito entusiasmado. Vamos levar todo mundo pra votar. Precisamos votar pela importância que essa Universidade tem e pela significância que tem um processo de escolha pela comunidade dos seus dirigentes. Isso é muito precioso, principalmente nesses tempos sombrios que o país está vivendo. Muito obrigado a todos”.

A profa. Maria Amalia Andery agradeceu à comunidade universitária e à sua equipe na Reitoria, destacando a importância, o empenho e a dedicação de todos. “É muito bom estar em uma universidade como a PUC-SP, mesmo com os diversos problemas que temos. Eu quero, especialmente, convidar todos pra votar. É um privilégio ter sido reitora (o mandato vai até 29 de novembro de 2020) e é uma enorme honra estar aqui como candidata de novo. Eu agradeço a todos por me darem esse privilégio. E vamos para as urnas. Muito obrigada”.

A votação online começou às 7 da manhã desta quinta-feira (27/8) e vai até 20h de sexta-feira (28/8). Para votar clique aqui

Assista abaixo o debate na íntegra:

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.