PUC-SP abre Vestibular Complementar de Verão para ingresso no 1º semestre de 2026
Processo seletivo requer apenas nota do ENEM, considerando as edições realizadas entre...
Jornal online da Universidade noticia com destaque projetos acadêmicos, sociais, culturais e esportivos da comunidade discente
Um dos principais meios de comunicação da PUC-SP com o corpo docente, administrativo, discente e com a sociedade em geral é o J.PUC. O jornal online da Universidade está disponível no portal www.pucsp.br. Cada vez mais, o veículo de imprensa institucional procura divulgar, em suas editorias, diversas ações de alunos e ex-alunos e levar para a comunidade interna e externa notícias que falam sobre prêmios, projetos acadêmicos, sociais, esportivos e culturais realizados por estudantes, pesquisadores e profissionais formados pela PUC-SP.
As informações veiculadas também chegam à comunidade pelo e-mail, no Destaques do J.PUC, e alcançam ainda mais visibilidade pelas redes sociais da Universidade, no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Sugestões de reportagens podem ser enviadas à equipe da Assessoria de Comunicação Institucional (ACI), pelo e-mail imprensa@pucsp.br.

O professor, pesquisador e pós-doutorando em Língua Portuguesa pela PUC-SP, Tiago Ramos e Mattos, teve seu livro Silvio Santos vem aí – a biografia-reportagem do “patrão” divulgado pelo J.PUC, no início de 2023 (clique aqui para ler).
“Foi absolutamente relevante ver o resultado da minha tese de Doutorado sendo divulgado pela Universidade. A PUC-SP é minha segunda casa. Foi onde eu fiz a minha graduação, meu mestrado e meu doutorado. Ter sido convidado para essa entrevista no jornal foi uma realização, um reconhecimento e um sinal de que estou no caminho certo. Sem dúvida, o J.PUC é uma boa possibilidade para alunos e egressos compartilharem suas experiências, sua pesquisa, suas publicações”, comenta Mattos.
A divulgação dos trabalhos e conquistas dos alunos no J.PUC também representa um papel importante para a sociedade em geral, quando inclui serviços de utilidade pública. É o caso do TeraFácil, aplicativo desenvolvido pelo estudante de psicologia Lucas Pereira da Silva Ramos de Freitas. Com ele, é possível conhecer os diferentes tipos de psicoterapia existentes, para que a pessoa possa verificar com qual se identifica mais e, pelo próprio app, conhecer locais onde poderá realizar consultas com psicólogos.
Freitas conta que o aplicativo, que pode ser baixado em Android e iOS, alcançou um pico de downloads após a divulgação no jornal, no início de 2023 (clique aqui para ler). “Antes eu tinha entre 10 e 15 downloads. Depois da divulgação da PUC-SP, em uma ou duas semanas, cheguei a 100 downloads. Realmente ajudou bastante, alavancou completamente. Na minha opinião, isso se deve à grande visibilidade que a Universidade tem nas suas redes sociais, com milhares de seguidores”, afirma Freitas.
O estudante também relata que diversos docentes e pessoas de seu convívio o procuraram para parabenizá-lo após a publicação do J.PUC a respeito do TeraFácil. “Familiares mandaram mensagens, um amigo me viu no jornal da PUC-SP e elogiou bastante. Então, é um momento bacana, você sente na pele a sensação de bem-estar consigo mesmo. Eu recomendaria a experiência para outros alunos, diria que, se vão fazer alguma coisa interessante para a comunidade puquiana, contatem a assessoria de comunicação institucional e vejam a possibilidade de aparecer no jornal”, finaliza Freitas.

Assim como a tese do Mattos e o aplicativo de Freitas, outros trabalhos também ficaram conhecidos por meio do J.PUC este ano. Com diversos projetos criativos e bem elaborados, é comum que os discentes conquistem prêmios e concursos, como foi o caso das estudantes de Publicidade Julia Ferreira, Barbara Passos e Marcella Marigo. Elas elaboraram uma campanha para a cerveja Spaten como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e conquistaram o 41º Concurso Universitário de Campanhas Publicitárias Ricardo Ramos, promovido pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP).
Julia conta que foi extremamente relevante ter o projeto divulgado no jornal da universidade (clique aqui para ler). “Significa que o reconhecimento do nosso trabalho ultrapassou as barreiras do curso de Publicidade e se espalhou pela comunidade acadêmica”, ressalta.
Após a publicação, as ex-estudantes contam que passaram a acompanhar o jornal com mais frequência. “O que atraiu ainda mais nossa atenção foi ver nossos rostos e depoimentos ali, compartilhados com a comunidade da PUC-SP. Com isso, incentivamos o J.PUC a sempre dar visibilidade para projetos de alunos e conquistas acadêmicas”, afirma Julia, que ainda destaca outra vantagem de seguir de perto as notícias: “aproveitar ainda mais o que a Universidade como um todo tem a oferecer”, finaliza a publicitária.