Alunos e ex-alunos podem enviar sugestões de reportagens para o J.PUC

Jornal online da Universidade noticia com destaque projetos acadêmicos, sociais, culturais e esportivos da comunidade discente

por Renata Nascimento | 17/04/2023

Um dos principais meios de comunicação da PUC-SP com o corpo docente, administrativo, discente e com a sociedade em geral é o J.PUC. O jornal online da Universidade está disponível no portal www.pucsp.br. Cada vez mais, o veículo de imprensa institucional procura divulgar, em suas editorias, diversas ações de alunos e ex-alunos e levar para a comunidade interna e externa notícias que falam sobre prêmios, projetos acadêmicos, sociais, esportivos e culturais realizados por estudantes, pesquisadores e profissionais formados pela PUC-SP.

As informações veiculadas também chegam à comunidade pelo e-mail, no Destaques do J.PUC, e alcançam ainda mais visibilidade pelas redes sociais da Universidade, no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Sugestões de reportagens podem ser enviadas à equipe da Assessoria de Comunicação Institucional (ACI), pelo e-mail imprensa@pucsp.br.

Silvio Santos é coisa nossa

O professor, pesquisador e pós-doutorando em Língua Portuguesa pela PUC-SP, Tiago Ramos e Mattos, teve seu livro Silvio Santos vem aí – a biografia-reportagem do “patrão” divulgado pelo J.PUC, no início de 2023 (clique aqui para ler).

“Foi absolutamente relevante ver o resultado da minha tese de Doutorado sendo divulgado pela Universidade. A PUC-SP é minha segunda casa. Foi onde eu fiz a minha graduação, meu mestrado e meu doutorado. Ter sido convidado para essa entrevista no jornal foi uma realização, um reconhecimento e um sinal de que estou no caminho certo. Sem dúvida, o J.PUC é uma boa possibilidade para alunos e egressos compartilharem suas experiências, sua pesquisa, suas publicações”, comenta Mattos.

Psicologia na palma da mão

A divulgação dos trabalhos e conquistas dos alunos no J.PUC também representa um papel importante para a sociedade em geral, quando inclui serviços de utilidade pública. É o caso do TeraFácil, aplicativo desenvolvido pelo estudante de psicologia Lucas Pereira da Silva Ramos de Freitas. Com ele, é possível conhecer os diferentes tipos de psicoterapia existentes, para que a pessoa possa verificar com qual se identifica mais e, pelo próprio app, conhecer locais onde poderá realizar consultas com psicólogos.

Freitas conta que o aplicativo, que pode ser baixado em Android e iOS, alcançou um pico de downloads após a divulgação no jornal, no início de 2023 (clique aqui para ler). “Antes eu tinha entre 10 e 15 downloads. Depois da divulgação da PUC-SP, em uma ou duas semanas, cheguei a 100 downloads. Realmente ajudou bastante, alavancou completamente. Na minha opinião, isso se deve à grande visibilidade que a Universidade tem nas suas redes sociais, com milhares de seguidores”, afirma Freitas.

O estudante também relata que diversos docentes e pessoas de seu convívio o procuraram para parabenizá-lo após a publicação do J.PUC a respeito do TeraFácil. “Familiares mandaram mensagens, um amigo me viu no jornal da PUC-SP e elogiou bastante. Então, é um momento bacana, você sente na pele a sensação de bem-estar consigo mesmo. Eu recomendaria a experiência para outros alunos, diria que, se vão fazer alguma coisa interessante para a comunidade puquiana, contatem a assessoria de comunicação institucional e vejam a possibilidade de aparecer no jornal”, finaliza Freitas.

Criatividade premiada

Assim como a tese do Mattos e o aplicativo de Freitas, outros trabalhos também ficaram conhecidos por meio do J.PUC este ano. Com diversos projetos criativos e bem elaborados, é comum que os discentes conquistem prêmios e concursos, como foi o caso das estudantes de Publicidade Julia Ferreira, Barbara Passos e Marcella Marigo. Elas elaboraram uma campanha para a cerveja Spaten como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e conquistaram o 41º Concurso Universitário de Campanhas Publicitárias Ricardo Ramos, promovido pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP).

Julia conta que foi extremamente relevante ter o projeto divulgado no jornal da universidade (clique aqui para ler). “Significa que o reconhecimento do nosso trabalho ultrapassou as barreiras do curso de Publicidade e se espalhou pela comunidade acadêmica”, ressalta.

Após a publicação, as ex-estudantes contam que passaram a acompanhar o jornal com mais frequência. “O que atraiu ainda mais nossa atenção foi ver nossos rostos e depoimentos ali, compartilhados com a comunidade da PUC-SP. Com isso, incentivamos o J.PUC a sempre dar visibilidade para projetos de alunos e conquistas acadêmicas”, afirma Julia, que ainda destaca outra vantagem de seguir de perto as notícias: “aproveitar ainda mais o que a Universidade como um todo tem a oferecer”, finaliza a publicitária.

Conheça algumas histórias de alunos e ex-alunos que participaram de matérias no J.PUC

Ex-aluno é primeiro colocado em concurso do Ministério Público de São Paulo

⇒ PUC-SP na Mídia: ex-aluna será única comentarista mulher pela TV Globo na Copa do Mundo 2022

⇒ Aluno mestrando em filosofia faz estágio de pesquisa na Alemanha